3.22.2006

OS MILAGRES DO PHOTOSHOP OU MILAGRES NÃO SE FAZEM





Ora o nosso 1º ministro, através do ministro da saude, decidiu aumentar as taxas que se pagam no hospital quando lá vamos fazer uma visita , porque são visitas a mais e também existem os SAP ( se ele não os fechar até eu acabar este post, como isto anda lá pelo governo ou desgoverno) e a malta vai ao hospital em vez de ir ao SAP pra casos sem grande importância.

Ora eu sou muito bem mandado.

A meio do mês passado, mais concretamente a uma 4ª feira, andava eu cheio de dores de garganta, dores no corpo, febre, tosse, e pensei: " bom, vou dar um pulo a meio da manhã ao SAP pra ver isto, deve ser gripe ou qualquer coisa do género, não vale a pena ir ao Hospital de Faro, apanhar uma pulseira azul ou verde e passar lá o dia á espera, até porque não é nada de especial".

E assim foi.
Claro que o SAP tava cheio de malta bem mandada, que não foi entupir o hospital.
Lá tirei a senha, tipo charcutaria do hipermercado, faltavam cerca de 20 pessoas pra minha vez.
"Porreiro, não deve levar muito tempo".

E aí aconteceu o 1º engano.
Apesar de serem 3 vozes diferentes a chamar a malta bem mandada levei quase 3 horas à espera da minha vez.
Lá entrei e o médico em 5 min fez o diagnóstico: Faringite e bronquios inflamados . " Tome estes comprimidos durante 5 dias e um xarope e vai ver que fica novo".
E foi o 2º engano.

Passados 3 dias estava com os braços e pés todos inchados e vermelhos.
" Porra,pá, o que que se passa agora?" Cada vez estava mais inchado e depois de ver o Benfica na T.V. decidi ir ao SAP. Claro que o SAP estava cheio e eu cada vez com os braços e pés mais inchados decidi ir ao Hospital.

Pra já não foi nenhum engano.

Com a tal taxa aumentada pra 6.10 euros lá me foi sentar à espera da pulseira do Sudoeste, perdão, da pulseira de Manchester. Saiu-me a amarela na rifa. Ok, vamos esperar mais um pouco.

Até não demorou muiiiito, fui chamado. E pensei: " até que enfim,pá, agora vão ver o que é e num instante fico bom"
Digo ao médico o que se passou e falei tambem que estava a tomar um antibiotico pra faringite, receitado anteriomente.
" Aahh, entonces debe ser esse el problema. que vas ter que hacer analises pra ver se e´s alérgico a esse antibiotico. El enfermeiro te tirará sangre em seguida e depois te llamaré quando tiver el resultado".
" Tá quase. É só tirar o sangue e esperar um pouco".
Aparece-me um enfermeiro novo de idade e novo de serviço, digo eu.
È que o gajo andava pela sala onde estava eu e mais uns 10 a pergunta se a malta se tava a sentir melhor, cheio de atenções e simpatia. Só podia ser novato.

" Então, bora lá tirar o sangue. Mostre lá os braços pra eu ver a melhor veia. É pá, nas costas da mão esquerda ta mesmo a jeito. Vou enfiar um cateter pro caso de ser preciso mais análises ou injecções não ser preciso picar mais é só desenroscar a tampa e dá-se directo"
" É pá, porreiro" pensei eu. " Estamos a ficar com cada moderniçe. Ainda bem"

Pois é, foi 3º engano.
A agulha do cateter é sensivelmente mais grossa que a da seringa que normalmente se usa pra tirar sangue ( pelo menos parecia ) e o gajo até apanhou a veia á 1ª, mas depois pra por os adesivos que seguram o cateter, uns por cima e outros por baixo é que foram elas. O gajo parecia que tava a comer caracóis ou buzios com uma agulha: levantava o cateter, puxava, empurrava e a agulha já dentro da minha veia a dançar e eu a pensar " este gajo ta a brincar com isto, evia ir pra veterinário, porque mesmo que os animais se queixem a gente não os percebe".
Terminado o martírio lá esperei mais 1h e 30 min pelas análises e o diagnóstico: alergia aos componentes daquele medicamento.

Levei duas injecções pelo maldito cateter ( eu já preferia ser picado mais vezes tal a dor que tinha na mão) e mais um monte de comprimidos e lá fui pensando" porra, que é preciso azar,pá. Tanto medicamento e o outro gajo tinha de acertar com um que eu sou alérgico. Mas ele não tem culpa e eu tambem não adivinho. Vá lá, mais uns comprimidos e fico bom"

Não há 3 enganos sem 4, pois não?

Quinze dias depois a veia que aquele gajo picou parecia uma couve-flor de tantos caroços e toda dura tipo tubo de plástico até a cotovelo. Pensei de inicio " isto deve passar com mais uns dias". Engano meu só piorou.

Furioso, nem pensei no SAP. Fui direito ao hospital disse o que tinha acontecido e como à menina que faz a ficha.
" 6.10 euros, sente-se um pouco pra ir a sala de triagem".
"Mais euros? Os gajos é que me fizeram isto e eu a dar dinheiro pró Sócrates", pensei.
Depois da triagem, pulseira amarela, outra vez, fui directo pra cirurgia ( claro que foi 1º pra sala de espera da cirurgia) a pensar" é pá isto não deve tar com bom aspecto, nem esperei muito nem nada, sala de cirurgia..."

Aparece-me um médico relativamente novo, olha-me pro braço, apalpa a veia, franze-se todo ( e eu pensando " porra, agora é que eu tou lixado, não morro d doença morro da cura") e diz:
" Pois é , tem a veia toda infectada. Não é nada de especial ... a não ser que se formem coagulos e que se descolem e sigam na corrente sanguinia e passem pelos pulmões. Aí é pior, porque dá uma embolia pulmonar. Tome estes comprimidos. São anticoagulantes, tenha o braço pra baixo e sem fazer força. Venha cá no próximo sábado às 10h pra ver a evolução."

Pensei " tou lixado. Se eu apanho aquele enfermeiro mesmo só com um braço as leva."

Tomei todos os cuidados pra não fazer força nem mexer o braço, tomei os comprimidos e esperei até sábado pra ir lá.

Como gosto de ser pontual e detesto esperar, às 9h 30min já tava no hospital a ver se me despachava mais cedo.

Chego à menina do balcão e " mandaram-me tar cá às 10h pra ver o braço, como tá explicado neste papel que o médico me deu".
Depois de ler o papel diz ela: " são 6.10 euros de taxa que tem de pagar e se tiver dinheiro certo melhor que eu não tenho moedas e espere um pouco pra ir a sala de triagem."
" Mas tenho de pagar?????? O médico é que me mandou vir cá às 10h só pra ver!!! E tenho de esperar ??? Não tenho a hora marcada???"
" Pois é assim. Tem dinheiro certo?"

Depois de passar pela sala de triagem onde ouvi um animador " nem era preciso vir aqui. Podiam te-lo mandado directo pra sala de espera de cirurgia", abalei pra dita e esperei sozinho durante mais 45 min não sei porquê, uma vez que a sala de cirurgia tava vazia.

Aparece o médico, vê o braço e diz " parece-me melhor" ao que eu respondo " a min parece-me que tá igual!!"
"Espere um pouco, que eu vou procurar um colega meu pra ele dar a opinião"
"......................" ( o meu pensamento foi aqui censurado por este blog ser para todas as idades).

Lá espero e aparecem-me os 2 , o outro gajo com seus 50 anos, pega-me no braço e diz: " É pá, isto não é nada. Não tem problema nenhum, mais um tempo e passa , inflamou da agulha, nem precisa tomar nada. Vá mas é aproveitar o fim de semana"
Finda a frase mágica o outro médico encolhe os ombros com um sorriso como quem diz: " Tá bem , se calhar exagerei um pouco, mas melhor tá tudo bem"

Ao que eu respondi com uma cara fula: " então tá certo. Bom dia"

Já sai de lá já era quase 1h da tarde. Uma manhã perdida de sábado mais uma pipa de massa, mais todas as vezes que fui ao hospital, a preocupação minha e dos meus tudo por causa deles, porque eu só tinha uma dor de garganta.

Com estes aumentos e se fizerem isto a muita gente o estado deve recuperar rápidamente a saude financeira, a não ser que não apareça o tal enfermeiro.

Por isso o Sócrates numa jogada de olho aumentou as taxas.
Pena que não tenha organizado o sistema.

Que esperam do Sócrates?
Milagres só no Photoshop!

7 Comments:

At 1:18 da tarde, Blogger tixa ® said...

" E queria também aqui anunciar faz favor, que isto aqui, isto aqui, é uma data de gatunos, uma data de ladrões, e uma data de chupistas."

O enfermeiro era...giro?

 
At 3:55 da tarde, Blogger O Chaparro said...

chupistas? nao dei por nada.
o enfermeiro básico? nem por isso

 
At 1:52 da manhã, Blogger pinky said...

fogeeeee que história mais complicada, mas será que ninguém faz nada certo nestes hospitais? eu até tremo qd penso em hospitais, tenho uma história my complicada comum deles e de pura negligência médica, 6 horas no gabinete do médico com máscara de oxigénio, só pk disse q tinha asma, nem me fizeram mais nada, qd mudou o turno em mudei para o c.i. já em outs, enfim se possível é fugir dos hospitais que se lixe o dinheiro.
espero que estejas melhor e que essa veia esteja ok! bjkas

 
At 2:20 da tarde, Blogger O Chaparro said...

ja tou melhor, pinky. e ir ao hospital espero que nem tão cedo.

 
At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

chaparro,com a tua sorte quando pressisares de um camgalheiro,ainda tens primeiro de ir fazer analises para ver se nao tens nenhum virus que possa contaminar a terra

 
At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »

 
At 9:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se tivesses ido directamente a um médico (clínica geral, p.ex), pagavas 30 ou 40 euros pela consulta, eras melhor atendido, e, no fim, ficava-te mais barato.

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter