12.09.2005

VINHO E AZEITE EM VILA DE FRADES

Desde ontem, quinta-feira, e até domingo, Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, recebe a 8.ª edição de uma das "mais genuínas e tradicionais festas do vinho que se realizam no nosso País" – a Vitifrades.
Vila de Frades, assim como as vizinhas Vidigueira e Vila Alva, são terras de pequenos agricultores, com uma divisão fundiária única no Alentejo, pelo seu fraccionamento, girando a economia agrícola destas explorações em torno da vinha e do olival.
Até ao aparecimento da Adega Cooperativa de Vidigueira, a transformação das uvas era feita pelos próprios agricultores, através de uma técnica ancestral, em grandes vasilhas de barro, as chamadas "talhas". A Vitifrades festeja, precisamente, o vinho da talha e tudo o que ele encerra em termos de fenómeno social e lúdico, procurando revigorar o entusiasmo e o apuramento desta técnica secular.
Em Dezembro, altura em que os vinhos novos atingem o seu ponto óptimo para consumo, a Vitifrades abre as portas às tabernas e percorre-as uma a uma na "Rota das tabernas".

O "Concurso de vinhos da talha", é outra das actividades promovida pelo certame.
Único no género a nível nacional, concorrem ao melhor vinho as categorias de brancos, tintos e palhetes, sendo estes últimos os mais característicos da vila, onde são chamados de "petroleiros", pela sua coloração. Em termos de programação da feira, hoje, sexta-feira, às 21 horas, o Pavilhão de Espectáculos recebe "Colorido Ribatejano", pela Companhia de Danças Tradicionais.

A partir das 23 horas, a música é outra, com o som hip- -hop a ocupar o local, por Suarez e DJ MCM. Amanhã, o dia começa ao ar livre com um passeio de BTT, TT e Equestre.
Pelas 11 horas tem lugar a apresentação aos sócios da nova imagem do azeite "Relíquia do Alentejo", da Cooperativa Agrícola de Vidigueira .
À mesma hora, pelas ruas da vila, acontece o VI Encontro de Bandas Filarmónicas – Vitifrades 2005. A noite é dedicada ao fado pelas vozes de D. Vicente da Câmara, Maria Mendes, Cuca Roseta e António Zambujo, acompanhados à guitarra por José Pracana e à viola por Mário Estorninho e António Zambujo.
No domingo entregam-se os prémios do concurso para os melhores vinhos de talha, e, a partir das 16 horas, tem início a "Rota das adegas", com animação musical pelos grupos Serões do Alentejo, Ceifeiros de Cuba, Rancho dos Campinos da Azinhaga do Ribatejo e Tuna Académica Seistetos.

3 Comments:

At 9:20 da tarde, Blogger pinky said...

que belo vinho o da vidigueira!
parece que tiveste mesmo um fim de semana animado, coool!

 
At 3:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » » »

 
At 1:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... 2006 chrysler schools culinary Gallery mature ladies in stockings free pics Cor cor ebay sale toy

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter