1.17.2006

DIZ-ME O QUE OUVES DIR-TE-EI QUEM ÉS


Longe de ser mais um ditado fruto da sabedoria popular, trata-se da conclusão de um estudo realizado por uma equipa de psicólogos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que não deixa dúvidas: o gosto musical reflecte mais do que simples preferências e permite traçar o desenho da personalidade de cada um.

A partir da análise do comportamento e das preferências musicais de centenas de alunos universitários, Samuel Gosling e Peter Rentfrow, autores do trabalho publicado no ‘Journal of Personality and Social Psichology’, conseguiram identificar quatro grandes categorias onde se podem incluir os ouvintes.

Para os amantes de música clássica, blues ou jazz, fica então a certeza de serem tolerantes, liberais e detentores de uma imaginação fértil.

Música mais pesada, como rock ou heavy metal, é sinónimo de ouvintes curiosos, fisicamente activos, inteligentes e decididos a não fugir a desafios.

Funk, hip-hop, soul ou electrónica são estilos de música preferidos por pessoas que se consideram fisicamente atraentes, com grandes doses de energia e capazes de perdoar o próximo.

Finalmente, quem aprecia música religiosa, pop ou country é definido como extrovertido, disponível para ajudar os outros e politicamente conservador.

“Podemos aprender muito sobre a personalidade das pessoas ao olhar para os aspectos da sua vida do dia-a-dia. E as preferências musicais são apenas um desses aspectos”, confirma Peter Renfrow.
De acordo com o especialista, os gostos musicais não mentem e servem para dar aos outros dicas sobre a personalidade de cada um. O que ajuda a explicar porque é que, quando as pessoas se conhecem, normalmente fazem perguntas sobre os seus gostos musicais. “Com isso é possível saber algo mais sobre essa pessoa, se vale ou não a pena ficar com ela.”

Confirmem se é verdade.

8 Comments:

At 12:06 da tarde, Blogger Unknown said...

Eu tenho uma pergunta, para os tipos que fizeram o estudo: ouço algum jazz, algum pop, algum metal, algum hip-hop e r&b... e não ouço múcisa pimba de qualquer nacionalidade, portanto, isso faz de mim o quê?

bom dia!!!

 
At 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... então como podemos defenir as pessoas que gostam de ouvir Emanuel e Ágata?...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

 
At 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

'tou feito. Tenho Distúrbio de Personalidade Múltipla.

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

creio que a música que se está a ouvir num certo momento reflecte (ou faz reflectir) o estado de espírito nesse mesmo momento.
Por exemplo quem é melomaníaco não tem de ser obrigatóriamente uma pessoa sem personalidade. :)

Bom blog!!
keep the good work

 
At 12:57 da manhã, Blogger Unknown said...

Esta manhã ouvi a mesma noticia na rádio e na altura já tinha ficado a pensar nisto: quem ouve um pouco de tudo o que é?

Continuação de boa semana

marinheiroaguadoce a navegar

 
At 2:19 da manhã, Blogger pinky said...

hummmmm e quem gosta de um pouco de tudo? só dispenso mesmo o heavy metal, se bem que alguns grupo dp genero têem baladas muito boas.

 
At 10:26 da manhã, Blogger 1entre1000's said...

como ja aqui foi dito corro o risco de multipla personalidade...

 
At 11:06 da manhã, Blogger O Chaparro said...

é , pois é pessoal, tambem foi a conclusão que cheguei.

Eles tem de refazer a perquisa ou dar mais dados

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter