2.01.2006

E VIVA LA ESPAÑA ! !

A guerra em torno do preço do tabaco em Espanha surge depois do Governo ter aprovado uma rígida lei anti-tabaco, que proíbe o acto de fumar em muitos locais públicos e de trabalho e que limita também fortemente os pontos de venda autorizados. Além disso, o Governo optou também pelo aumento do Imposto sobre o Tabaco, tal como acontece em Portugal. As tabaqueiras sentiram a necessidade de subir os preços para compensar a quebra das receitas e a primeira a fazê-lo foi a hispano-francesa Altadis. A Philip Morris contra reagiu baixando os preços e obrigando agora a Altadis a voltar atrás e a seguir a sua descida.

Com as descidas dos preços, o tabaco em Espanha fica mais barato do que em Portugal, onde o Marlboro, por exemplo, custa agora 2,55 euros e vai passar a custar em breve 2,90 euros, também devido ao aumento do imposto ( nós subimos 35 cent, eles descem 35 cent).

Muitos portugueses vão já a Espanha regularmente comprar vários produtos que são mais baratos lá do que cá, como o gás, combustíveis, etc. Com esta «migração» do consumo para Espanha, quem perde é o Estado português, que arrecada menos impostos.

Cada português pode comprar até 40 maços de tabaco para consumo próprio. Mais do que isso é considerado tráfico e as autoridades já anunciaram que estão a apertar o cerco ao contrabando, que se prevê aumentar para 5% do total do mercado português. Um aumento que pode custar até 90 milhões de euros ao Estado português, segundo o «Diário de Notícias» de hoje.

Boa, se eu morar na fronteira e for todos os dias ao supermercado, bomba gasolina ou passear a Espanha e comprar 40 maços já não sou contrabandista.
Só não se pode é comprar mais de 40 maços/dia a não ser quando qualquer tuga for a Espanha comprar tabaco deixe o nome e nº de BI e depois informatizem o esquema ( o Bill Gates ta em Portugal, dá pra aproveitar) e só pode comprar novamente uma semana depois.

Mais uma razão pra dar dinheiro aos espanhóis!

5 Comments:

At 5:34 da tarde, Blogger Ana Isabel Godinho said...

Eu fumo,os fumadores também têm direitos ...ou vamos criar um apartheid? Todos sabemos que faz mal...ma so direito de escolha onde fica?

Ana Isabel

 
At 10:45 da manhã, Blogger Unknown said...

Apoiado! Apesar de não ser um fumador diário, gosto de vez em quando fumar um cigarrito! Saídas à noite, copos... e coiso e tal!

Eu se pudesse era o que faria, comprava em Espanha e vendia aqui pela capital.

Aliás, eu não ponho combustiveis na Galp, não tenho telefone nem tlm do grupo PT, sou obrigado a pagar à EDP porque não há concorrência privada - por enquanto - e tudo o que puder evitar consumir de empresas estatais, evito, procuro a alternativa privada, pode até sair mais caro! Mas o que pago em impostos diariamente em IVA e em IRS por ano, dá-me o direito de ficar indigando com os aumentos constantes de impostos!

Voar para Espanha, nada de TAP, viajar em Portugal? Quando posso não uso auto estradas com portagem! Só em lx é que uso a Carris, Metro e CP, todas estatais, mas em falência técnica, e não há alternativas... porque não tenho paciência para o trânsito, o procurar lugar e pagar 10 euros de parque à EMEL por um dia...

Sorry pelo testamento!

 
At 11:10 da manhã, Blogger O Chaparro said...

eu acho que quer os fumadore ,quer os não, tem limites de co-existência.
eu fumo, tou a tentar ~parar, mas quando tou a fumar tenho atençaõ a quem me rodeia e o sitio. tento não incomodar mas não me inibo de fumar.

 
At 11:12 da manhã, Blogger O Chaparro said...

desinformador, por este andar vamos fazer um movimento pra dar portugal aos espanhóis. se calhar vivia -se melhor

 
At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work toyota corolla illustrated parts Ambien order cod

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter