3.10.2006

AH! TENS UMA BANDA? ALTAMENTE! QUE INSTRUMENTO É QUE TOCAS? ALHO FRANCÊS?!

Pepinos, pimentos e cenouras são alguns dos vegetais que uma banda austríaca que hoje se estreia em Portugal utiliza como instrumentos musicais. No final do espectáculo são transformados numa sopa oferecida ao público.
A «The First Vienna Vegetable Orchestra», que actua na cidade da Guarda hoje à noite, reúne dez músicos das mais distintas áreas, um técnico de som e um cozinheiro.
Com duas cenouras e uma abóbora o grupo faz o «kurbis», um instrumento de percussão parecido com um tambor.
A «karottenflten« é uma flauta feita a partir de uma cenoura e o «paprikatrte» ou «gurkophon» são instrumentos de sopro feitos a partir de pimentos e pepinos.
Nalguns casos, os vegetais são tocados com utensílios de cozinha, como facas, por exemplo.
A orquestra só usa hortaliça fresca na suas actuações, uma vez que «é difícil tocar em vegetais de má qualidade, pois acabam por não ser estáveis», explica a banda numa nota divulgada pelo Teatro Municipal da Guarda.
No mercado da cidade vão ser hoje adquiridos os pimentos, as cenouras ou os pimentos que deverão deliciar os ouvidos dos espectadores à noite e reconfortar depois os seus estômagos com o caldo da hortaliça, resultante da actuação do cozinheiro.
«De cada vez que tocamos juntos, aperfeiçoamos os instrumentos e vamos experimentando novas variantes. às vezes combinamos dois instrumentos e assim criamos um novo», salientam os músicos.
Os temas surgem a partir de vários estilos, como a música tradicional africana, clássicos europeus ou música electrónica.
«Acreditamos que produzimos sons que não podem ser reproduzidos com facilidade por outros instrumentos», confessam os elementos da banda.
O espectáculo está marcado para as 21:30 no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda e dispõe de serviço de baby-sitting.

Counter
Free Web Site Counter