9.21.2005

MORREU O CAÇADOR DE NAZIS

Morreu Simon Wiesenthal, que depois de ter escapado com vida e ser libertado da tirania nazi, teve como objectivo de vida perseguir e entregar à justiça todos os nazis que tanta morte e dor causaram.
Viveu com a convicção de ter sido escolhido para uma missão: a de não deixar esquecer o horror e a de não deixar os culpados impunes. Só assim conseguiu entender (e suportar) a sua sobrevivência à Shoah, quando tantos outros milhões não foram poupados. O "caçador de nazis" morreu a dormir.
Em 1964, o "New York Times" publicou uma história que explica bem os motivos que levaram o arquitecto Simon Wiesenthal a dedicar a sua vida pós-Holocausto a caçar nazis. Durante um jantar em casa de um outro sobrevivente dos campos de extermínio entretanto transformado num bem sucedido joalheiro, o anfitrião perguntou-lhe: "Simon, se tivesses voltado a construir casas, hoje serias um milionário. Por que não o fizeste?" "Tu és um homem religioso", respondeu-lhe Wiesenthal, "Acreditas em Deus e na vida depois da morte. Eu também acredito. Quando chegarmos ao outro mundo e encontrarmos os milhões de judeus que morreram nos campos e eles nos perguntarem "O que é que fizeste?", as respostas serão variadas. Tu vais dizer "Tornei-me um joalheiro", outro vai dizer "Contrabandeei café e cigarros americanos", outro dirá "Construí casas". A minha resposta será: "Eu não me esqueci de vós.""

Aquele que quis "viver pelos mortos" também viveu pelos vivos, caso dos refugiados dos países de Leste. Cerca de oito mil pessoas passaram pelos centros de acolhimento por ele criados, antes de emigrarem, a maioria para os Estados Unidos.

R.I.P.

Counter
Free Web Site Counter