10.21.2005

MINHA GRANDE BEJA !





BEJA CAPITAL DO AMOR


Barraquinhas de beijos e produtos afrodisíacos, astrólogos e videntes com previsões de sorte ou azar, música, cinema, teatro e livros sobre os assuntos do coração vão "apaixonar" Beja durante o primeiro Festival do Amor, que começa hoje.

Promovido pela Região de Turismo Planície Dourada (RTPD), o festival vai dedicar o fim-de-semana ao amor, numa homenagem a Soror Mariana Alcoforado, figura mítica da cidade que viveu uma das grandes histórias de amor portuguesas.

O festival pretende "promover e valorizar o imaginário romântico de Mariana Alcoforado, através de diversas iniciativas relacionadas com o amor".Inspiradora de poetas, romancistas e pintores, a religiosa da Ordem de Santa Clara, do Convento da Conceição de Beja, nasceu, viveu e apaixonou-se na cidade e ficou imortalizada pelas célebres cinco cartas de amor - "Cartas Portuguesas" - dirigidas ao cavaleiro francês NoÙl Bouton, Marquês de Chamilly.
As cartas de amor de Mariana Alcoforado são o testemunho da sua paixão não correspondida, que perdurou no tempo e tem despertado o interesse de todo o mundo.

Até domingo, o centro histórico da cidade vai receber múltiplas iniciativas, entre as quais a Feira do Amor, que abre às 18:00 de hoje, na Praça da República.Barraquinhas de beijos, doces conventuais, livros e discos, tasquinhas de comidas e produtos afrodisíacos, tendas de videntes e astrólogos que prometem "ler a sina", e curandeiros de "doenças" de amor vão animar a feira.

Às 21:45, o Projecto BUH! inaugura as "Noites de Amor", apresentando no Museu Regional de Beja "Mil dores, amando-te", um espectáculo de teatro a partir das cartas atribuídas a Soror Mariana Alcoforado.

No sábado à noite, os portugueses Donna Maria vão subir ao palco do Teatro Municipal Pax Júlia.O "Cinema de Amor" também vai passar pelas noites do festival com a exibição dos filmes "Embriagado de Amor", de Paul Thomas Anderson, "O Despertar da Mente", de Michel Gondry, e "O ABC do Amor", de Woody Allen, na Sociedade Filarmónica Capricho Bejense.
Nos finais de tarde dos três dias, o festival aposta nas "Jornadas de Amor", no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.

Durante o festival vai ainda ser lançado o livro "Cartas a Mariana", uma obra onde vários autores e ilustradores, como José Luís Peixoto e Nuno Markl, a convite da RTPD, responderam às cartas de amor de Mariana Alcoforado, que nunca obtiveram resposta do Marquês de Chamilly.Oficinas de dança oriental, Yoga, Reiki, Reflexologia dos Pés e Florais de Bach são outras ofertas do festival, que termina domingo com o espectáculo "Silêncio", uma co-produção dos projectos BUH! e GoG, na Cafetaria do Pax Júlia.

4 Comments:

At 1:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

...à falta de produção nacional... vamos vocacionar as pessoas para se dedicarem a amar... vamos ver se em vez de formarmos professores vamos passar a formar amantes...
haja saídas profissionais
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

 
At 5:36 da tarde, Blogger O Chaparro said...

O mal não tá em formar profs, o prob é formar k profs? Falam em desemprego dos profs, será que não existe ninguem k explique k profs de ingles, frances, ed. fisica tão em excesso?!Eu sem ter passado por isso axo que se fosse candidatar-me a universidade e me dissesem k se eu escolhesse o curso de ingles depois dificilmente ia ter emprego por muito k eu gostasse de ser prof de ingles eu optava por algo diferente. agora ninguem ker fexar um curso que parece mal. depois fazem greves porke tão desempregados. se já tiveram coragem pra aumentar os impostos tenham coragem pra corrigir os inexprientes k tão a tentar formar-se pra irem trabalhar!

 
At 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo!

o problema está no excesso... se já estão a acontecer estes problemas hj em dia, como é possivel continuarem a encher as vagas nas universidades pra via ensino??? não será de prever que a tendencia será para existirem ainda mais profs no desemprego???
Palpita me que os enfermeiros não tarda mto vao sofrer do mm... enquanto o estado não começar a controlar estas coisas, o desemprego em certas áreas vai continuar...

 
At 7:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » »

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter