7.03.2007

UM VERDADEIRO CAMPEÃO !!



Emanuel Silva, conhecido como «menino azul», encontra-se em recuperação após uma operação realizada, esta segunda-feira, para remover a sonda pela qual se alimentava há 10 anos.
Emanuel, que completou 11 anos recentemente, sofre do Síndrome de Alagille e Tetratologia de Fallot, doenças hepáticas que lhe provocavam hematomas e borbulhas na pele dando-lhe um tom azulado.
«O Emanuel está a recuperar», contou a mãe Helena Silva ao PortugalDiário, que hoje já viu o filho abrir os olhos. A sonda alimentar obrigava o «menino azul» a ter de utilizar um tubo para se alimentar, mas após a cirurgia de remoção, o Emanuel vai poder comer normalmente.
Pós-operatório é decisivo
Apesar de o estado de saúde de Emanuel se encontrar estável, as próximas horas de pós-operatório são decisivas para comprovar o êxito da operação. No entanto, os médicos afirmam que o «menino azul» vai permanecer nos cuidados intensivos até apresentar melhoras consistentes, sublinhou a mãe da criança.
Após uma viagem aos EUA que não trouxe melhoras, Emanuel iniciou no Porto um novo tratamento para ajudar a curar as mazelas provocadas na pele pelas doenças. Desde então, registou francas melhoras: «Deixou de ter hematomas e todas as borbulhas que tinha no corpo desapareceram», explicou Helena Silva.
Além das aparentes melhoras do filho, Helena vai gastar menos dinheiro no seu tratamento mensal. Descontando os valores pagos em cremes e pomadas, os 1000 euros «obrigatórios» vão baixar para 600.

Doença atingiu coração, rins, fígado e pulmões

Contudo, e apesar desta operação poder «resolver» em parte o problema de Emanuel, as doenças raras de que padece já afectaram muitos órgãos internos como o coração, os rins, o fígado e os pulmões. Para estes casos, os médicos «não acreditam no sucesso de um transplante», confessa Helena, que pinta quadros e realiza exposições para angariar dinheiro para os tratamentos do filho.
Todavia, para a mãe que deixou de trabalhar para cuidar do seu «menino azul», «não existem impossíveis». Emanuel está no caminho para a recuperação, mas nem por isso Helena deixou de receber críticas de algumas vozes que a acusavam de utilizar Emanuel como «cobaia» para tratamentos médicos.
Helena é peremptória e responde com um «não desisto». O futuro, vê-o risonho ao lado do seu menino, que a cada dia que passa lhe dá mais força para viver. É «um verdadeiro campeão», assegura.

1 Comments:

At 10:38 da manhã, Blogger 1entre1000's said...

nem sabia deste caso...

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter
Free Web Site Counter