11.04.2005

NOVO SERVIÇO DA SEGURANÇA SOCIAL SIMULA REFORMA A 20 ANOS



No primeiro trimestre de 2006 será possível requerer o subsídio de desemprego, maternidade ou de doença à Segurança Social sem sair de casa, através do novo serviço on-line da Segurança Social.

O sistema, apresentado ontem, permitirá ainda simular a pensão por velhice que o beneficiário irá receber, por exemplo, daqui a 20 anos.

Por enquanto, o serviço, disponível no endereço electrónico da Segurança Social (www.seg-social.pt), calcula a pensão apenas tendo em consideração os últimos 15 anos da carreira contributiva. Mas o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garantiu ontem que o próximo passo será permitir calcular o valor da pensão «em valores reais», já com a nova fórmula, que tem em conta toda a carreira.

Na apresentação do serviço on-line designado Segurança Social Directa, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, o ministro salientou que um dos principais benefícios do sistema será «um acréscimo de transparência», uma vez que o cidadão poderá consultar os descontos que são feitos em seu nome por parte da empresa. Esta, por sua vez, poderá consultar as prestações concedidas.

Até final de 2005, estará disponível on-line um primeiro conjunto de serviços como consulta de dados, consulta da carreira contributiva e do estado do processo relativo às prestações sociais requeridas. Aliás, segundo Vieira da Silva, um dos objectivos é acelerar a resposta a estes pedidos. Segundo o ministro, actualmente, o subsídio de desemprego demora, em média, 40 dias a chegar ao bolso do beneficiário.

Encontram-se ainda em preparação outras medidas de simplificação que devem estar operacionais em 2006, como a ligação entre os sistemas de saúde e de segurança social para permitir que a baixa por doença seja automaticamente activada após consulta médica. Outra medida é o requerimento automático do subsídio de desemprego com a inscrição no respectivo centro de emprego.

Eu acho que é muito importante todo este avanço na nossa estrutura pública ( deve ser 2º resultado do choque tecnológico, visto que o 1º foi o apagão nos resultados as autárquicas) mas alguém me sabe responder:

- DAQUI A VINTE ANOS AINDA VAI HAVER DINHEIRO PRA PAGAR AS REFORMAS?!

Counter
Free Web Site Counter