11.10.2005

AULA DE HISTÓRIA




Aqui vão alguns dos momentos mais marcantes dos últimos 800 anos da Terra Lusitana (e Europeia). Verdadeiros Marcos Históricos cuja autenticidade nem o Prof. José Hermano Saraiva se atreveria a dramatizar e adaptar à Televisão. Afinal a história é espectáculo...

1245 - Nasce Fernando Pessa

1498 - Vasco da Gama chega à Índia e exclama "Ah f***-se...prá próxima venho de avião!"

1500 - Pedro Alvares Cabral perde-se no caminho para a Índia e é descoberto o Brasil. É nesta viagem que o nativo Iran Costa, escondido da tripulação, chega ao nosso país e todos lhe chamam o Bicho.

1508 - Miguel Angelo é preso em Roma ao ser apanhado a pintar o tecto da Capela Sixtina. Sem o saber, Miguel deu origem ao Grafitti ... um movimento de pintura em lugares públicos sem consentimento que se encontra neste momento no seu auge.

1600 - Shakespeare, escritor inglês casado e com dois filhos, tem a sua primeira relação homossexual... no fim desta ainda em êxtase afirma uma das frases que marcariam o milénio "Tou bi ou não tou bi?"

1776 - Napoleão, com 9 anos de idade, enfia o braço pelo persebrico (como se escreverá isto?) acima na tentativa de jogar mais uma partida de borla. O braço ficou entalado 3 horas e meia e teve que andar com ele ao peito o resto da vida.

1864 - Alfredo Nobel, traído pela mulher e pelo irmão, inventa a dinamite e manda este último pelos ares em Estocolmo. O facto é louvado pelo rei sueco que decide criar um prémio em sua memória.

1908 - É assassinado o último rei de Portugal, D. Carlos, quando este comunica ao país que o possível rei da passagem do milénio será D. Duarte

1932 - Fernando Pessoa numa esplanada do Chiado reclama da qualidade do café que lhe tinham servido e exclama: "Enquanto não trouxerem um café em condições, não saio daqui!" ... ao que apuramos Fernando ainda lá se encontra.

1940 - É realizado o primeiro parto aquático. À falta de água potável, a mãe, nascida na ainda União Soviética, é colocada num tonel de Vodka e o parto decorre em condições normais... o bebé foi chamado de Boris Ieltsin

1948 - Primeira aplicação da técnica fórceps no parto. Esta técnica que consiste em puxar a cabeça do bebé pelas orelhas teve como primeiro recém-nascido o Príncipe Carlos, herdeiro ao trono de Inglaterra.

1974 - O Exército, insatisfeito com o preço das bebidas nos bares das casernas, invade o terreiro do paço e proclama a democracia.

Counter
Free Web Site Counter